terça-feira, 23 de outubro de 2007

O Céu Não é o Limite


Um dos marcos da década de 60 é o início da corrida espacial. Fator que implicou diretamente na definição da grande potência mundial.

A extinta União Soviética em 1961 envia o primeiro homem ao espaço. Yuri Gagari, que pronunciou a famosa frase “A Terra é Azul”, dá uma volta em torno do planeta Terra.

Em 1968 Stanley Kubrick lança, nos E.U.A, 2001 – Uma Odisséia no Espaço. Um dos melhores filmes de ficção científica já realizados, segundo os críticos, devido aos seus efeitos especiais.

Em 20 de julho de 1969, em plena guerra fria, a nave espacial americana Apollo 11 pousa na lua. Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornaram-se os primeiros homens a pisar na superfície lunar. O feito se deu durante o governo de Richard Nixon. Todas as viagens à lua, até os dias de hoje, foram realizadas durante este governo - o do Caso Watergate.

Júlio Verne, precedente no assunto, no final do século XIX escreveu livros sobre a viagem do homem à lua dentro de uma bala de canhão. Na estória o homem não pisa na lua, pois o projétil acaba ficando em sua órbita. Se trata de uma peculiar trilogia, Da Terra à Lua, À Roda da Lua e, ao estilo do autor , a última parte fica a cargo da imaginação do leitor. Ao contrário, as viagens lunares da década de 60 ficam a cargo do raciocínio dos terráqueos.

Um comentário:

Unknown disse...

OLHA EU AQUI DE NOVO LU!!
Definitivamente o céu não é mesmo o limitee

BJUXXX lu
continue postando ta muito bom o blog